"Al zulaiju" é a origem da palavra azulejo, do árabe, quer dizer "pequena pedra polida". Com diferentes características entre si, o azulejo tornou-se um elemento de decoração e posteriormente utilizado para revestimento das paredes divulgado em diferentes países. Em Portugal, assume-se como um importante suporte para a expressão artística nacional ao longo de mais de cinco séculos, onde os azulejos transcendem para algo mais do que um simples elemento decorativo de valor intrínseco.

domingo, 7 de agosto de 2011

Azulejos Portugueses - Óbidos



Depois de uma longa pausa, estou de volta!

Para retomar as atividades do "Al Zulaiju" começarei com este maravilhoso painel de azulejo na entrada das muralhas da cidade de Óbidos, em Portugal.

A Porta da Vila é o acesso principal ao castelo, foi construída no século XVII. O painel de azulejos é do século XVIII nas cores azul e branco com motivos que representam a Paixão de Cristo.

2 comentários:

  1. Oi amiga, que bom que voltou, e ainda por cima, em grande estilo...linda esta foto!
    Boa semana pra você...bjs

    ResponderExcluir
  2. Oí Carla querida...tudo muito lindo! Em outubro estarei em Portugal, vou olhar tudo isso de pertinho....beijos.Seja minha sequidora e veja o que sua ex professora está aprontando.

    ResponderExcluir